Blog da Helô

Meu scrapbook, com fotos, músicas, filmes e tudo o que eu imaginar.

08 maio 2010

Ai que inferno de supermercado !!!

Sabadão, dia de chuva e frio na capital paranaense. Condições perfeitas para dar aquela esticadinha na cama e levantar mais tarde. Na hora da fome vi que a geladeira estava vazia, decidi dar um pulo no supermercado. O que era para ser uma coisa rápida só pra comprar um complemento pro almoço acaba se tornando uma estressante aventura. Levei uma hora para fazer uma compra de 12 itens e menos de 50 reais. Acho que todos os presentes estavam na mesma situação que eu, tiveram a infeliz idéia de dar uma voltinha com a família e aproveitar pra reabastecer a geladeira ou então foram comprar suprimentos para o dia das mães. Seja qual desses casos tenha sido o intenso movimento acaba com o bom humor de qualquer um. Uma ação feita por necessidade acaba se tornando uma tortura ao nos deparar com a ineficiência de um sistema de treinamento (ou a ausência dele) agregada à falta de interesse em pesquisas para o aprimoramento de problemas simples que podem vir a ser gigantescos. Caixa rápido? A idéia de fila única para aumentar a eficiência pode se tornar um transtorno ainda maior quando o número de caixas é extremamente reduzido fazendo com que dois ou três funcionários atendam à uma fila de mais de 50 pessoas. A falta de treinamento dos funcionários faz com que a cada imprevisto o fiscal de caixa seja chamado, a grande demanda desses imprevistos faz com que a prontidão de atendimento do fiscal seja mais demorada. Mesmo colocando funcionários de outros setores na função de caixa em horários de pico, os supermercados não conseguem atender à demanda. A falta de valorização dos funcionários, os prolongada os horários e dias de trabalho, a carência de treinamento e o baixo salário são grandes aliados para a formação de imensas filas de consumidores descontentes. Não seria a hora de mudar a estratégia, melhorar as condições de trabalho, dar treinamento e fazer com que a rotatividade de funcionários fosse reduzida refletindo assim no desempenho de cada funcionário e consequentemente no humor do consumidor? Pois é, enquanto isso não acontece continuamos esperando em filas que parecem nunca diminuir e fazendo com que uma atividade rotineira e necessária muitas vezes se torne um fardo.

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