Quem nunca ouviu um adolescente dizendo que quer ser diferente, seja por palavras, roupas, sapatos, atitudes, hábitos. “Isso é normal, logo passa...” diriam muitos, mas com o tempo isso foi se tornando cada vez mais comum não só em adolescentes mas em todas as idades, seja por vontade própria ou necessidade de mudança de comportamento. A internet facilitou o acesso à uma imensa quantidade de informações e com elas outras culturas e hábitos podem ser facilmente compartilhados. Foram se formando tribos virtuais com os mesmos interesses, tribos dos mais variados tipos, sejam elas totalmente novas ou simplesmente unidas de uma forma diferente. Se você gosta de música erudita tem inúmeros sites que ajudam pessoas com o mesmo gosto que você a se encontrar e a trocar ideias. O mundo virtual se tornou um universo paralelo e cada vez mais gastamos uma maior parte de nosso tempo dentro desse universo, nos dividindo entre o real e o virtual, ou unindo os dois.
Novos comportamentos exigem novas respostas, e às vezes pedem coisas que antes nem existiam. As empresas vêem cada vez mais prestando atenção à essas novos grupos, pois são eles que podem fazê-la dar um passo importante rumo ao sucesso. Hoje quem deseja atingir todo mundo não atinge ninguém. O consumidor está mais atento e muito mais exigente e sabe que pode o ser porque as empresas vão encontrar uma maneira de suprir suas necessidades e desejos. Essas microtendências, especialmente as comportamentais nos trazem novo perfis de consumidores totalmente diferentes. E a empresa que conseguir enxergar e fazer disso uma oportunidade tem a chave para o sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário