Blog da Helô

Meu scrapbook, com fotos, músicas, filmes e tudo o que eu imaginar.

16 maio 2010

O que te deixa seguro?


Todos estamos sempre buscando alguma forma de segurança. Achar um lugar para estacionar, para que o carro simplesmente não fique no meio do rua, levar um guarda-chuva para não molhar a roupa, comprar uma casa para ter onde se abrigar. Seja de uma forma temporária ou definitiva, estamos sempre buscando-a. Seja salvando um documento que estamos escrevendo para não precisar recomeçar do zero, seja tomando banho todos os dias para prevenir doenças e evitar que as pessoas se afastem. Mas o que nos move para sempre estarmos buscando isso? Porque não é possível viver 100% sem se preocupar com ao menos algum tipo de segurança? Até as pessoas que vivem na rua procuram algum abrigo para passar a noite e dormirem relativamente seguros. Até um mochileiro vida loka precisa dela, muitas vezes é justamente em sua mochila que ele a encontra.
Desde pequenos, instintivamente buscamos proteção. O bebê chora ao se sentir ameaçado, mesmo não podendo se defender ele sabe que o choro é um pedido de socorro. Já maior, a criança precisa saber se pelo menos um dos pais está por perto o tempo todo, mesmo sem ter noção de que tipos de perigo pode correr. Sempre buscamos relacionamentos, porque relacionamentos são um modo seguro de não estar sozinho o tempo todo, ainda que esse relacionamento dure só uma noite.
Casa, casaco, sapato, família, amigos, amores. Tudo isso é uma forma de segurança porque precisamos sentir isso para ficarmos em equilíbrio. Seja comendo verdura, passando repelente, trancando a porta ou colocando câmeras de vigilância, sempre buscamos alguma maneira de nos sentirmos bem, de ficar à vontade, de se sentir seguros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário