Blog da Helô

Meu scrapbook, com fotos, músicas, filmes e tudo o que eu imaginar.

05 março 2011

Desvendando a era digital.

Essa semana analisei várias fotos para postar por aqui, porém no final o que aconteceu foi o processe inverso. Ou seja, eu pensei no assunto que queria abordar e escolhi uma foto que retratasse-o. Terceira idade, sim os velhinhos, pessoas idosas, pessoas que já fizeram pela vida e agora estão por aí buscando como ocupar seu tempo.

O número de idosos hoje vêm crescendo cada vez mais devido aos avanços médicos, farmacêuticos e à melhoria da qualidade de vida. Há muitas pessoas com mais de 70 anos que estão no meio de nós com tudo, às vezes até mais ativos que muitos jovens. E outra novidade, os idosos estão cada vez mais longe dos tricôs e crochês e indo cada vez mais para a frente do computador.

E porque não? Eles não nasceram na era digital, não cresceram na era digital e muitos deles na idade adulta foi quando tiveram o primeiro contato , de longe, com o computador. Mas agora eles estão cada vez mais rodeados dessas máquinas incríveis e sentem a necessidade de serem incluídos também nesse meio, no meio digital.

E não é só do computador de mesa ou notebook que eu estou falando. Caixas eletrônicos, caixas de supermercado, urnas eletrônicas, terminais de consulta e informação, enfim não tem como ignorar essa tecnologia, ela está por todo lado. E é por isso que muitos deles buscam aprender a desvendar esse mundo digital, às vezes em casa, com o neto que é muito inteligente e desvenda a “maquininha”, ou então amigos idosos mais “à par” dessa modernidade e até mesmo cursos de informática específicos para eles.

Quem já passou pela experiência de ensinar um idoso a dominar essa tecnologia sabe, é preciso muita paciência. Isso porque antes de começar é preciso explicar o que é cada componente, pra que serve e como funciona. Eles não nasceram com computadores por todo lado e é tudo novidade. A tela, o teclado ok, é parecido com a TV e a máquina de escrever, mas aí vem o HD e o mouse que confundem tudo.

Após serem apresentados à cada um dos elementos, eles aprendem a ligar o computador e voilà! Cada novo elemento que aparece na tela é uma novidade, uma coisa incrível que precisa ser apreciada e aproveitada ao máximo. É magnífico, impressionante, lindo. É a descoberta de um novo mundo. Cada detalhe é incrível.

O fato haver várias possibilidades, caminhos e maneiras de fazer as coisas no computador acabada tornando ainda mas confuso o processo de aprendizagem para essa geração. É preciso ter muita paciência com esses “jovens à mais tempo”, repetir, acompanhar, ensinar tudo de novo, deixar que tentem sozinhos, que errem pra depois repetir, explicar de outra maneira e no outro dia provavelmente repetir tudo desde o começo. E assim vai por longas e muitas aulas.

O ritmo de aprendizagem e de vida dos idosos é outro, completamente diferente. Eles não têm pressa porque terá trânsito, ou vão se atrasar para o trabalho ou escola. E mais, eles nasceram e viveram em uma época em que o tempo corria mais lento, de outra forma, sem a agilidade da era digital, sem pressa. Eles já viveram a maior parte de sua vida, estão maduros e mais do que ninguém sabem o quanto é preciso ter paciência e o quanto não vale a pena correr o tempo todo.

Para quem está nessa aventura ou já passou pela pergunta “me ensina a usar o computador” é isso que eu tenho a dizer: paciência, paciência e paciência, abra sua mente, curta esse momento e aproveite tudo o que puder aprender com essa experiência. Saiba que depois disso será reconhecido, e admirado por seu aprendiz. E isso não têm preço.

(foto extraída de : http://oglobo.globo.com/saude/terceiraidade/mat/2006/09/28/285873985.asp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário