Blog da Helô

Meu scrapbook, com fotos, músicas, filmes e tudo o que eu imaginar.

01 março 2011

La cabane

Hoje não vou falar de uma foto e sim de uma música. Na verdade estava em dúvida entre duas, mas finalmente decidi qual seria, a outra fica para a próxima. A música começa com notas bem suaves e lentas. Aquele tipo de introdução que você fica na dúvida se a música já começou ou se o volume está alto o suficiente. A partir daí a música vai se encaminhando justamente no ritmo da história que a música conta. Há partes mais rápidas, há o refrão, que é agradável e simpático.

Além da melodia, o que adoro nessa música é a história que ela conta. A letra é como um livro de literatura que vai construindo o cenário e guiando o leitor através dele. Porém não é o tipo de história ou lugar que você imagina logo na primeira vez que ouve. Primeiro eu me apaixonei pela melodia e aos poucos fui prestando atenção à letra. Depois de ouvir algumas vezes e pegar a letra para conferir as palavras que eu não entendi.

Acontece muito de eu não entender direito a letra, essa música é em francês, mas mesmo em português tem vezes que eu não entendo, às vezes acho até que sou meio surda.... Enfim, depois que li a letra completa me apaixonei mais ainda pela música.

Por uns dias eu fiquei viciada nela, ouvia direto, aprendi a cantar inteirinha. Para o desespero do meu namorado eu não parava de falar nela, canta-la, ouvi-la e contar a história do meu jeito para ele, em português é claro.

Essa música tem um jeito muito envolvente que faz com que dê vontade de parar tudo só para ouvi-la, senti-la e viajar com ela. Quando quero mudar de ares, ir para outro lugar, ouço ela e me transporto para o cenário que eu criei. É como um filme que passa na minha mente, com detalhes, como se eu fosse uma abelhinha, ou no caso vagalume pois meu cenário é noturno, ali observando e ouvindo tudo, mas também fazendo parte da história.

Como diria minha amiga Margot : “Fica aí a dica” de uma música antiga, porém deliciosa. Mesmo para quem não entende francês vale a pena escutar. Outra dica que eu dou é ouvir a música , senti-la e deixar-se levar, só depois ver o clipe, que sinceramente não vale tanto a pena.

Esse foi mais um post dedicado à uma pessoa que gosto e admiro, Francis Cabrel. Confira a música no link abaixo. E até a próxima, ou como diria Francis: À toute l'heure!


La cabane du pêcheur – Francis Cabrel

http://www.4shared.com/audio/dcHLfL7o/Francis_Cabrel_-_La_Cabane_Du_.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário